Tudo começa em 1471 quando foi fundada pelo povo Berbere para barrar a expansão dos portugueses no continente africano, com tempo a fortaleza virou refúgio de judeus e mouriscos (muçulmanos batizados à força como cristãos). Foi com a retomada espanhola que a cidade começou a ganhar seu estilo tão peculiar de hoje em dia.
Já inventaram muitas histórias em relação a pintura, como por exemplo falavam que era pra espantar mosquito. Mas a verdadeira história foi que os judeus começaram a pintar as casas para preservar uma antiga tradição religiosa. Muito antigamente os corantes azuis derivados de caracóis e mariscos, eram utilizados para tingir vestimentas dos reis do Antigo Testamento, com isso, a cor azul tornou-se uma cor sagrada para a cultura religiosa.
Hoje em dia os valores religiosos podem ter sido um pouco esquecidos por conta da modernidade, mas os moradores de Chefchaouen ainda mantém a tradição de pintar suas casas de azul. Vale muito a pena conhecer um lugar como esse…com seus encantos deve atrair muitos turistas!
Bom começo de semana!! =)
Nenhum comentário:
Postar um comentário