segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Tudo azul!

Como a cultura é interessante não acha?! Simplesmente incrível esse lugar...uma cidadezinha no norte do Marrocos. Vilarejo com labirinto de vielas e ruazinhas totalmente azuis, cidade marroquina de Chefchaouen. Com uma vista maravilhosa da cadeia de montanhas onde fica a produção de leite de cabra local, passa uma tranquilidade que podemos encontrar em antigas vilas muradas no mundo árabe. O que faz os turistas lotarem esse vilarejo são os conjuntos de construções de cal e tinta azul no centro histórico. Muito interessante!


Tudo começa em 1471 quando foi fundada pelo povo Berbere para barrar a expansão dos portugueses no continente africano, com tempo a fortaleza virou refúgio de judeus e mouriscos (muçulmanos batizados à força como cristãos). Foi com a retomada espanhola que a cidade começou a ganhar seu estilo tão peculiar de hoje em dia. 


Já inventaram muitas histórias em relação a pintura, como por exemplo falavam que era pra espantar mosquito. Mas a verdadeira história foi que os judeus começaram a pintar as casas para preservar uma antiga tradição religiosa. Muito antigamente os corantes azuis derivados de caracóis e mariscos, eram utilizados para tingir vestimentas dos reis do Antigo Testamento, com isso, a cor azul tornou-se uma cor sagrada para a cultura religiosa.


Hoje em dia os valores religiosos podem ter sido um pouco esquecidos por conta da modernidade, mas os moradores de Chefchaouen ainda mantém a tradição de pintar suas casas de azul. Vale muito a pena conhecer um lugar como esse…com seus encantos deve atrair muitos turistas!



Bom começo de semana!! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário