quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Festival de Gent


Olá pessoal! Encontrei um festival bem interessante onde arte, música e luz são parceiros. Falo do Festival das Luzes na cidade Belga de Gent que apenas em sua segunda edição já é visto como um festival de sucesso, quer pelas obras apresentadas, quer pelos números de visitantes que procuram no inverno Belga ver os espetáculos de luzes e cores. Organizado pelo município, o festival acontece no centro da cidade e tem como ideia juntar luz, arte e pessoas durante os dias do festival, que esse ano aconteceu em janeiro. Muito do sucesso, alem da qualidade das instalações e das obras expostas, foi pelo motivo de ser gratuito. Em seu ano de estréia (2011), o número de visitantes foi de 200 mil em 3 dias de festival. Já este ano foram 4 dias de encanto e beleza.


Não é incrível as luzes e as cores?! O tema do festival foi Felicidade e Música, uma ótima combinação! Os artistas que participarão podiam usar a felicidade como fonte de inspiração para suas obras. Nesta útima edição música e luz andaram juntas, essa simbologia faz com que tanto os músicos como os artistas se mantenham unidos para a criação de tão perfeitas artes. 


Além de projeções e criações impressionantes, o festival contou também com  performances de dança e teatro. Participaram estudantes e jovens artistas de algumas escolas que mostraram aos visitantes os seus projetos e experiências de aplicações de luz. 


A atração da cidade de Gent este ano foi a Catedral de Luz, estrutura gigante feita de madeira e composta por centenas de milhares de luzes coloridas, uma obra de arte gigante! A cidade ficou iluminada por essa maravilhosa obra, não apenas no sentido literal com a luz produzida, mas também ao trazer milhares de visitantes. Sem dúvida o resultado desta obra é simplesmente fantástico!

Quanto ao gasto de energia, o município de Gent e as suas políticas em relação a esse importante fato, afirma que mesmo durante o evento, o consumo de energia é reduzido.
Achei incrível esse festival! Imagine a emoção que deve ser ao assistindo essa obra de arte de perto?! Deve ser uma experiência única que impressiona bastante. Felicidade em forma de arte!

Boa quarta a todos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário